»
Esportes
» Responsabilidade ambiental
» Pelo Residencial
» Jogo Rápido
» Atitudes
»
Novidades

» ETE

ESPORTES

Tudo pronto para o Torneio Amizade

Os moradores poderão prestigiar o Torneio Amizade, a partir do dia 29 de março. A competição acontece todos os sábados, das 14 horas às 17h20. Serão 32 jogos.

Participam do torneio os alunos da Escola de Futebol do Residencial, com idades entre 5 e 15 anos, que competem com equipes convidadas das escolinhas de futebol do São Caetano, Coelho Sports Kids (CSK) e Joana D’Arc em quatro categorias: sub 7 (5, 6 e 7 anos), sub 10 (8, 9 e 10), sub 12 (11 e 12) e sub 15 (13, 14 e 15).

Nesta iniciativa – que conta com o patrocínio da Maple Bear –, além da prática esportiva, os alunos são estimulados a desenvolver um convívio saudável em sociedade, respeitando parceiros e adversários.
Os pais e amigos devem prestigiar este bonito trabalho e torcer por seus atletas, incentivando-os. Participe!
ILUSTRAS DE ESPORTES

Davis Cup sorteará um MP3 automotivo

Haja agito no mês de março. No dia 29 começa também a I Real Davis Cup, que vai até o dia 4 de maio. Dezesseis equipes vão se revezar, competindo para chegar à grande final.

Este, aliás, é o grande diferencial desta competição, que será disputada unicamente por equipes, nas categorias Masculina chave única (grupos A-B-C ou B-B-B);

Feminina (categoria única – dois tenistas); 9 a 11 anos (categoria única – dois tenistas); e 12 a 13 anos (categoria única – dois tenistas).

As partidas serão disputadas em melhor de cinco jogos e é obrigatória a participação de todos os membros de cada equipe.

Todos os atletas receberão camisetas e será cobrada também uma taxa de R$ 3 por partida, para pagamento dos pegadores de bola.

Outra grande novidade será o sorteio de um MP3 automotivo no dia da final. O que deixará a festa ainda mais animada.

Todos os moradores receberam um cupom junto com a ficha de inscrição, mas cada membro das residências do Real Park pode participar.

As únicas restrições são ter mais de 18 anos e cada morador poderá concorrer com um único cupom.
Solicite já o seu e prestigie mais este evento do Residencial.

Society movimenta Residencial

Depois da prorrogação das inscrições para a I Copa de Futebol Society do Real Park, a competição terá início no dia 6 de abril com o sorteio das equipes. Ao todo 96 atletas, com idade acima de 15 anos, participam, e serão divididos em oito times com 12 jogadores (sendo sete titulares e cinco reservas).

Uma novidade para este evento foi à opção por uma única categoria, no qual jogadores de todas as idades formarão as equipes, criando uma maior integração entre os participantes, com grande troca de experiências.

Esta nova modalidade vem substituir o tradicional Torneio Integração, que era realizado com duas categorias.
A disputa começa no dia 13 de abril, marcando o início dos jogos, que ocorrerão sempre aos domingos, a partir das 9 horas.

Nos dias 22 e 29 de junho, acontecem, respectivamente, a semifinal e a final, totalizando 40 jogos.
As partidas contarão com árbitro e marcadores de mesa habilitados.

O torneio conta com o patrocínio das empresas: Loja do Pintor, Real Zeladoria/Vetor, Info & Cia Informática, Uno Elétrica e Formatto.

Fuja do sedentarismo

Não se esqueça que você tem um encontro marcado com um novo estilo de vida no dia 30 de março. Nesta data será realizada a primeira aula do projeto Viva com Saúde.

Aproveite, será uma hora e meia com muitas atividades, entre alongamento, caminhada, ginástica localizada e muito mais, tudo orientado por profissionais especializados. O evento acontece na Área de Lazer I, a partir da 9h30. O único pré-requisito é ter mais de 14 anos.

voltar

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Real Park: uma vitória de todos

O Real Park Mogi, apesar de cercada por muros, é um bairro de Mogi das Cruzes. Mas sobressai o cuidado que se tem com este espaço.

Os moradores e a Associação perceberam o grande problema de saneamento básico existente e se uniram para estudar uma solução.

Democraticamente, todo o processo foi divulgado, desde o levantamento do problema até as possíveis soluções. Coube aos associados, em assembléias e reuniões extraordinárias, decidir a proposta mais viável para a realidade do Residencial.

Um sistema foi aprovado e custeado pela comunidade, desonerando o município de uma obra com valor aproximado de R$ 3 milhões.

Toda a construção do sistema – rede coletora e Estação de Tratamento de Esgoto – foi executada e gerenciada pela Associação, por meio de empresas especializadas, escolhidas de forma lícita e transparente.

O empreendimento foi concluído conforme planejado e, apesar dos pequenos atrasos, os moradores poderão usufruir os benefícios do sistema.

Esta atitude ousada e inédita na cidade mostra também a postura correta do Real Park e de seus associados, pois, até então, os efluentes eram tratados por fossa séptica, o que estava causando poluição do lençol freático e prejudicando comunidades vizinhas, além do próprio Residencial.

A partir do tratamento da ETE, todo o efluente gerado no Real Park será tratado pelo sistema próprio, gerando água com pureza industrial, que será lançado no córrego do Sabino. Com certeza, esta é uma vitória de toda a comunidade do Real Park.

voltar

PELO RESIDENCIAL

Passeio de bike e solidariedade

Anote na agenda mais esta atividade do Residencial. No dia 27 de abril acontece o Passeio de Bike. A inscrição é um quilo de arroz ou de feijão, que serão doados para o Instituto Terra.

Quem tem bom preparo físico pode se habilitar a este desafio. A saída será às 9 horas, com concentração no Lago I e saída pela Portaria Principal.

O circuito compreende uma volta de aproximadamente 20 quilômetros por estradas e trilhas de terras das imediações. O trajeto deve levar cerca de três horas e a chegada será pela Portaria de Serviço.

Todos os participantes deverão, obrigatoriamente, utilizar capacete do tipo MTB.

Caberá a cada um também levar água e/ou energéticos. Para segurança dos participantes, um veículo os acompanhará durante todo o percurso. Haverá, ainda o sorteio de brindes Fox/ASW na chegada. Participe!

COMO AGIR DIANTE DE OBSTÁCULOS

Plano
Use mais o freio da frente, do que o de trás. Além disso, brecar com as rodas retas pode evitar derrapadas.

Subida
Poupe-se, porque nenhum passeio de MTB deixa de ter subida. Coloque uma marcha mais leve e jogue o peso do corpo para frente.

Descida
Jogue o corpo para trás e alivie o peso do guidão, pois se a inclinação for forte, ela pode tombar. Use mais o freio traseiro.

Buraco
Diminua a velocidade. Evite olhar fixamente para o buraco ou pedra, pois a tendência é passar bem em cima deles.

Curva
Freie antes de entrar nela. Em terrenos escorregadios o cuidado deve ser dobrado: deixe a bicicleta reta e só depois freie suavemente.

Rio
Se for raso e sem pedras grandes, cruze-o pedalando. O importante é não deixar molhar os rolamentos. Em outras condições, leve a bike no ombro.

Carregar a bicicleta
Encontrando degraus, raízes grossas ou pedras grandes, carregue a bicicleta. Faça o mesmo em areiões, lamaçais ou quando estiver exausto.

Lama
Deixe o pneu mais murcho e a marcha mais leve. Pára-lamas traseiros e dianteiros protegem os olhos e os equipamentos.

Areia
Deixe o pneu mais murcho. Para não juntar muita areia na bicicleta, lave-a antes e depois do passeio.

voltar

JOGO RÁPIDO

Preparem-se para a pescaria

A Associação já está preparando mais uma edição da tradicional pescaria, que acontece no Lago I, no dia 20 de abril. A data foi escolhida a dedo para oferecer uma atividade prazerosa para quem não vai viajar neste feriado prolongando.

O evento tem início às 8 horas e seu término está programado para as 17 horas. A Associação reforça que a pescaria será restrita ao Lago I e é destinada exclusivamente aos associados do Real Park Mogi. A modalidade será de pesca livre, ou seja, pesque e leve.

Chave da caixa postal

Vale relembrar os moradores que os funcionários da Secretaria não estão mais autorizados a abrir o armário de correspondências.

A medida entrou em vigor no dia 1 de março. Quem perdeu ou não tem a chave deve procurar a Secretaria para providenciar sua cópia.

Mantenha sempre a chave em local de fácil acesso para não esquecê-la na hora de retirar a correspondência.

Reciclagem alta

Os moradores têm várias oportunidades de contribuir com a reciclagem. Além do Posto de Entrega Voluntária (PEV) que recebe diversos materiais recicláveis, a Associação fechou parceria com o Instituto Triângulo para a coleta de óleo usado.

Até o momento já foram retirados 65 frascos, entre garrafas Pet de um e dois litros e outros recipientes. A ação continua.

Todo o óleo vegetal utilizado pode ser depositado em garrafas e encaminhado para a coleta seletiva. Lembrando que a Associação retira os materiais recicláveis às segundas-feiras, nas residências, facilitando a vida dos moradores.

Outra novidade é o posto de coleta de pilhas e baterias usadas, que já está instalada na Secretaria da Associação.

Vamos fazer a nossa parte e contribuir para um mundo melhor.

voltar

ATITUDES

Moradores devem atentar para regras

Apesar de todos os apelos feitos até aqui, algumas situações irregulares persistem, gerando reclamações de moradores que se sentem prejudicados.

Muitos associados insistem em transformar lotes vazios em deposito de pode de paisagismo, o que é uma infração, prevista no Estatuto e sujeito a multa.

Os moradores devem orientar seus funcionários ou prestadores de serviços a acondicionar o material em sacos plásticos, que serão retirados, sem problemas, junto com o lixo doméstico.

Quem está construindo deve fazer uma boa contenção para evitar que terra, areia e pedra caiam na rua. Além da sujeira, estes materiais podem causar acidentes, bem como o entupimento dos bueiros, ainda mais em períodos de chuva.

Nenhum morador pode usar o lote vizinho sem autorização de seu proprietário. Numa obra, a autorização por escrito do cedente deve ser entregue ao Departamento de Obras. O lote de apoio deve, ainda, ser cercado e seguir as mesmas regras do canteiro de obras.

Os associados devem orientar bem seus funcionários que estão trabalhando na construção do imóvel, para que eles não deixem restos de comida ou marmitex jogadas, pois os detritos atraem muitos animais e geram sujeira.

Quem vai construir deve também retirar o modelo padrão da calçada, para executá-la o modelo determinado pela Associação, evitando, assim, transtornos futuros.

Qualquer dúvida referente a obras e seus procedimentos podem ser sanadas no Departamento de Obras da Associação.

voltar


NOVIDADES

Mais um espaço de lazer seguro

A Associação está concluindo a pista "Punk Track" destinada aos praticantes desta modalidade de bike. O novo espaço foi criado para atender aos praticantes deste esporte, que precisam de um local adequado e seguro.

Com a pista, vai evitar-se também que adolescentes e jovens façam suas manobras em locais pouco apropriados, o que vem colocando em risco a segurança de outros moradores, principalmente crianças, que fazem uso das áreas comuns e de lazer do Residencial.

A Associação, em paralelo, vem tomando providências drásticas quanto ao uso inadequado das áreas comuns, aplicando, inclusive, multas que podem chegar a R$ 300.

Pede-se que os pais orientem seus filhos a não praticar as manobras nas áreas de lazer e em outras. Em breve, eles terão um local bonito e apropriado para esta prática.

O local vai ganhar até cerca viva (vegetação) e outras benfeitorias, ficando plenamente integrada ao padrão visual do Residencial.

Novos locais, novas normas

Diante de tantos espaços novos que estão surgindo para o lazer e a contemplação dos associados, como o novo paisagismo e o passeio do Lago I, o circuito de ginástica, a pista de bike e, agora, da pista de "Punk Track", faz-se necessária a adoção de regras para o seu uso de forma organizada, privilegiando democraticamente todos os moradores e a integridade e conservação dos locais.

Para isso, a Associação já solicitou ao Conselho Deliberativo que prepara o conteúdo das regras que passarão a compor o Estatuto Interno, referente ao uso correto e ordeiro das áreas de lazer.

Em breve, as normas serão divulgadas no informativo, aguarde.

voltar

ETE

Saneamento básico
Ajustes finais na ETE do Residencial

Como já anunciamos em outros informativos, à parte de construção civil da Estação de Tratamento de Esgoto do Real Park já está totalmente concluída. As partes elétrica, hidráulica e de equipamentos estão 85% concluídas (em 20 de março).

Segundo e engenheiro da obra, Marco Antonio, faltam pequenos detalhes, como pintura, impermeabilização e a aquisição de bombas, aeradores e centrífuga. O profissional acredita que o sistema terá condições de operar em, no máximo, 40 dias.

Em paralelo, está sendo encaminhado o pedido de Licença de Operação. Após o término dos serviços, as elevatórias serão interligadas à rede coletora, que já está pronta, numa das pontas. Na outra, estão as residências.

Caberá a cada morador conectar sua casa à rede coletora, o que será feito por meio das caixas de inspeção.

O engenheiro informa que esta ligação, uma vez a caixa pronta, é simples e pode ser feita por um bom encanador.

Quem está com a residência em desnível em relação à rede, precisará providenciar uma elevatória para bombear os dejetos para a rede. Serviço também que não é complexo.

Manutenção reforçará eficiência

Como a ETE tem processos químicos e biológicos é natural que, uma vez em operação, haja necessidade de adequação à realidade até que ela atinja nível de eficiência satisfatório.

Procedimento que deve levar de 30 a 60 dias, uma praxe para qualquer estação, já que não há histórico dos efluentes que serão obtidos a partir da análise diária do produto tratado. A manutenção da estão e de todo o sistema será feita periodicamente.

 

voltar

 
 

© Copyright 2007 Associação de Loteamento do Residencial Real Park - Todos os direitos reservados. Reprodução Proibida.